Acadêmicos de Jornalismo criam campanha para atrair novos alunos para o curso

637,22. Para muitos, um número como outro qualquer. Para quem pretende ingressar no curso de Jornalismo da Unemat por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) estes dígitos dizem muito: representam a nota de corte registrada no último dia 14 no Portal do Sistema de Seleção. Na verdade, a pontuação fala mais do que isso. Por trás dela, está a história de um grupo de alunos que se uniu para impulsionar o curso e atrair novos alunos para o Campus de Alto Araguaia.
Os acadêmicos Rômulo Norback(Nova Iguaçu-RJ) e Isabella Gonçalves (Seropédica-RJ) e Gabriela Corsino (Porto Estrela-MT) criaram uma campanha de divulgação do curso na rede social Facebook, que teve como reflexo o aumento na procura por vagas na instijornalismo1tuição. “No ano passado, a nota de corte foi 591,69. Este aumento mostra o resultado da ação e também é um exemplo do envolvimento que os estudantes tem com a Unemat”, comemorou a professora Antonia Alves, coordenadora do Curso de Jornalismo.
Os alunos do Rio de Janeiro ingressaram na Unemat pelo sistema SiSU e, partir dessa experiência, vestiram a camisa de fortalecimento do Campus de Alto Araguaia para desenvolver a campanha.De acordo com Rômulo, a proposta visa dar visibilidade ao curso e mostrar ao interessado as qualidades do curso da Unemat, como corpo docente altamente qualificado e o destaque dos trabalhos práticos e acadêmicos realizados no curso. Para se ter uma ideia, o Jornalismo da Unemat já ganhou 36 prêmios regionais e nacionais.
A campanha “Unemat Tem Jornalismo”
Dos corredores do Campus de Alto Araguaia à rede social Facebook. Dessa forma, a fanpage “Unemat tem Jornalismo” (https://www.facebook.com/unemattemjornalismo) vem atraindo visitantes de todo o Brasil. A estudante Isabella Gonçalves afirma que a proposta era mostrar para outras regiões do Brasil as qualidades de um curso situado no interior. “O projeto teve como objetivo principal divulgar o curso de Jornalismo para grandes centros onde há uma procura excessiva.A ideia era preencher todas as vagas disponíveis que a Unemat oferece, dando mais visibilidade a instituição”, explica Isabella.
Além de trazer informações sobre o curso e a cidade de Alto Araguaia, a fanpage apresenta os projetos de extensão/pesquisa e depoimentos dos acadêmicos em pequenos vídeos produzidos pelos três integrantes da equipe. Há até um mapa de localização que mostra como o Campus é distribuído em seus espaços acadêmicos, culturais e recreativos. Outro detalhe interessante é que a equipe criou mapas mostrando como os estudantes de outros estados podem chegar ao município.
Há vídeos que já tiveram mais de seis milvisualizações, com um alcance de 37.147pessoas na rede social. Para Gabriela Corsino, o projeto também permitiu colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula. “Tive muitas experiências que me marcaram durante o curso, mas a de levar o nome da universidade pra outros lugares é maravilhoso, porque eu estou divulgando algo que eu amo”, afirma Gabi, como é conhecida pelos colegas.

 

por Eveline Baptistella e Antonia Alves – professoras do curso de Jornalismo Unemat – inicialmente publicada em Unemat.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s