Projeto de pesquisa do Curso de Jornalismo promove evento de Educomunicação

O II Colóquio Mato-grossense de Educomunicação e I Seminário Virtual de Práticas Educomunicativas se realizaram entre os dias 13 a 18 de junho de 2016 com atividades presenciais e à distância pela Internete. Sua realização se dá graças à parceria dos pesquisadores do Curso de Jornalismo da Unemat com o Núcleo da ABPEducom-MT – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, em Mato Grosso.

Desde 2014, o projeto de pesquisa “Gestão da comunicação nos projetos de extensão: Focagen, Revista Se Liga e Catis”, gerido pelos professores Antonia Alves Pereira, Eveline dos Santos Teixeira Baptistella e Ulisflávio Oliveira Evangelista vem fazendo levantamento desses projetos de extensão. Os dados preliminares foram apresentados no Congresso Internacional Ibercom 2015, em São Paulo, em 2015.

Além dos pesquisadores do projeto de pesquisa, as sócias da ABPEducom que também são professoras do Curso de Jornalismo, Rosana Alves de Oliveira e Marli Barboza da Silva estão atuando na comissão organizadora do evento, juntamente com uma equipe de acadêmicos do Campus de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Alto Araguaia. Atuam mais decisivamente na comissão, as disciplinas: Interface Homem-Máquina (Ciências da Computação), Assessoria de Imprensa e Comunicação e Tecnologias da Informação e Comunicação.

Serão quatro mesas redondas na modalidade de webconferência, uma mesa redonda presencial e um minicurso com transmissão ao vivo, e diversos fóruns de discussão ao longo da semana.

Irão participar professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), a saber: Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Edson Viana, Claudia Lago – que é também presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Outros pesquisadores educomunicadores de universidades brasileiras: Rosane Rosa (UFSM), Cláudio Messias (UFCG), Benedito Dielcio Moreira (UFMT), Ana Carolina Araújo e Silva (Unemat).

Vários jornalistas confirmaram presença no evento: Bruno Ferreira (Revista Viração), Marcus Tavares (Revista Pontocom), Maria Célia Rehder (Campanha Nacional Educação e NCE-USP),  Cristiane Parente (PJE-ANJ), Gisele Neuls (Sistema Ambiental Paulista), Débora Menezes (Educom Verde) e Sucena Shkrada Resk (Blog Cidadãos do Mundo). Ao lado desses profissionais, os educadores Carlos Lima (Imprensa Jovem – São Paulo) e Jesualdo Freitas (jovens RS), que atuam com cobertura educomunicativa de alunos de escolas públicas das Secretárias de Educação de São Paulo-SP e Porto Alegre-RS, respectivamente.

O Núcleo foi criado durante o I Colóquio Mato-grossense de Educomunicação, evento que se realizou concomitante ao SemiEdu 2014.

Mais informações: 
e-mail: educom.unemat@gmail.com
Fanpage: https://www.facebook.com/ABPEducom.MT
Blog do evento: http://www.educomunicacao.org/educom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s